segunda-feira, 23 de maio de 2011

As cebolas de Napoleão

 
No próximo dia 28, sábado, pelas 21h30, sobe ao palco do Teatro-Cine de Pombal a primeira peça do Festival de Teatro de Pombal a cargo da ESTE - Estação Teatral, com a apresentação da peça "As Cebolas de Napoleão".

Sinopse:
Três fuzileiros trazem consigo a grande história, desde que Napoleão irrompe da Revolução Francesa, se coroa a si próprio imperador e decreta o Bloqueio Continental. Três fuzileiros trazem consigo a história já não tão grande, desde que Jean-Andoche Junot entra pela zona raiana e chega a Lisboa para “ficar a ver navios” com a partida inesperada de João VI para o Brasil. Três fuzileiros trazem consigo a história mais pequena, quando o general Loison, sem um braço, tornou comum a expressão “ir para o maneta”, ao saquear, chacinar e incendiar o país de norte a sul. Três fuzileiros trazem consigo, na memória do corpo, com os gestos, as palavras, os sons, a mais que pequena história, quando o general de brigada Charlot, mandado auxiliar a cada vez mais instável e insegura capital do reino, depara-se no caminho com a vila de Alpedrinha, ali na Serra da Gardunha, e das seis para as sete horas do dia cinco de Julho de 1808 deixa a impiedosa marca da destruição e da morte.
Como camadas de uma cebola, da Europa vista de cima, até que se perceba o branco dos olhos de cada um. Esta é a nova criação da ESTE - Estação Teatral, bem ao seu jeito, recentrando a representação no corpo do actor, recorrendo à pantomima para criar toda uma narrativa de imagens, procurando que a percepção do aqui-agora torne essencial na vida a arte da presença.



Ficha Artística e Técnica
Dramaturgia e Encenação: Nuno Pino Custódio
Espaço Cénico e Figurinos: Ana Brum
Desenho de Luz e Operação Técnica: Pedro Fino
Fotografia: António Supico
Interpretação: Ricardo Brito, Patrick Murys, Tiago Poiares e Rui Sousa
Classificação etária: M/12 anos
Duração: Aprox. 75m

Sem comentários:

Enviar um comentário