sexta-feira, 27 de abril de 2012

Cozinheiros (versão CdA)

A ESTE apresenta no próximo dia 29 de Abril, domingo, pelas 16h00, no Jardim Municipal de Pombal o espectáculo "Cozinheiros” (versão Commedia dell’Arte), com direcção de Nuno Pino Custódio em co-criação com Ricardo Brito.
Sinopse
Partindo de, Cozinheiros (12ª criação de Dezembro de 2009), a ESTE – Estação Teatral propõe um desdobramento para uma versão de Commedia dell´Arte da mesma ideia dramatúrgica de Arnold Wesker.
Teatro com máscara, de cariz iminentemente cómico, onde o gesto e a acção são predominantes, seguindo uma das tradições mais nucleares do teatro tradicional ocidental, disposta para acontecer ao ar livre (como uma praça, uma rua ou um jardim) permitindo um relacionamento mais directo e integrado com os espectadores, estejam estes mais dispersos ou mais concentrados.
Quatro Zanni ocupam os lugares dos quatro cozinheiros da versão estreada em 2009. A despersonalização e a tipificação de personagens, o exagero, o grotesco e a amplificação dos gestos, onde a máscara é a explosão da cara no corpo, o jogo predominantemente coreográfico, a relação íntima entre a voz e o gesto, o canto e a dança, o recurso às onomatopeias, a relação directa, olhos-nos-olhos, entre actores e espectadores são algumas das variantes ou intensificações do espectáculo original onde, por caminhos diferentes, se busca encontrar a mesma essência desenhada por Arnold Wesker em finais dos anos 50: a de que uma sociedade sustentada por uma economia capitalista desumaniza e mata.

ENTRADA LIVRE

Em caso de condições climatéricas adversas, o espectáculo será transferido para a sala principal do Teatro-Cine de Pombal.

Sem comentários:

Enviar um comentário