quinta-feira, 5 de junho de 2014

Teatro Meridional

Al Pantalone
 
Dia e hora: 10 Junho, às 21h30
Local: Teatro-Cine de Pombal
Preço: € 3,00


 
SINOPSE
Al Pantalone é a história de um embuste. Nada voltará a ser igual depois do golpe dado a um país, a uma geração, a muitas gerações, pelo ganancioso Pantalone, o homem que quer sempre mais uma moedinha no porta-moedas e um amigo bem colocado no bolso. Esta é a época em que a culpa morre solteira. E, no momento em que tudo muda para que tudo fique igual, quem reina é Pantalone.


SOBRE O ESPECTÁCULO
Voltar a uma das linhas de trabalho que caracterizam a história do Teatro Meridional e o seu percurso artístico enquanto Companhia, foi uma das apostas desta nossa 47ª criação. Voltar a trabalhar com Mário Botequilha que, com o Teatro Meridional já criou dois textos, um dos quais - “Delírios dell'Arte” – recebeu o Prémio Melhor Texto de Teatro 2001 (Assoc. Port. de Argumentistas e Dramaturgos), foi outro dos nossos anseios.
A Commedia dell’arte deixou-nos uma tipologia muito vasta de personagens suscetíveis de serem encontradas em todas as épocas e períodos históricos. Reatualizá-las é sempre o grande desafio. No entanto, o momento histórico e social que atravessamos catapulta, infelizmente, mais do que nunca, as sociedades à submissão do controlo feito por Pantalones e Doutores. São mesmo eles os protagonistas deste 'espetáculo mundo', enquanto todos os outros - Zanis, Columbinas, Flávios e Isabelas - pagam a conta, as contas, todas as contas.
Requalificar a técnica de base do trabalho físico da Commedia dell’Arte, tornando-a um simulacro de si própria - como cada vez mais a vida parece simular-se a uma aparência de ser, entre obrigações e exigências - este é um espetáculo que de uma forma muito clara, quase excêntrica, tal como todas as imposições que nos são exigidas, faz da nossa atual existência o rastreio desse quotidiano, pautada com humor, já que entendemos ser o humor um dos mais sérios compromissos do teatro e do seu lugar social.
Miguel Seabra e Natália Luiza
 

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Texto Mário Botequilha
Encenação e Desenho de Luz Miguel Seabra
Interpretação Guilherme de Noronha, Rui M Silva, Sofia Correia e Vitor Alves da Silva
Espaço Cénico e Figurinos Marta Carreiras
Música Original e Espaço Sonoro Rui Rebelo e Fernando Mota
Assistência de encenação Marta Carreiras, Vitor Alves da Silva e Emanuel Arada
Fotografia Nuno Figueira
Assistência de Cenografia Marco Fonseca
Mestra de guarda-roupa Aldina Semedo
Costureiras Gabriela Miranda, Lurdes Antunes, Maria Sameiro, Paula Martins e Rosa Inácio
Montagem Marco Fonseca e Nuno Figueira
Operação Técnica Nuno Figueira
Produção Executiva Natália Alves
Assessoria de Gestão Mónica Almeida
Direção Artística do Teatro Meridional Miguel Seabra e Natália Luiza

Classificação etária M/12

Sem comentários:

Enviar um comentário